Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate this Page



Partilhe esta Página




ZAMBUJEIRO ENXERTADO NA OLIVEIRA VERDADEIRA
ZAMBUJEIRO ENXERTADO NA OLIVEIRA VERDADEIRA

ZAMBUJEIRO ENXERTADO NA OLIVEIRA VERDADEIRA

"Porque convosco falo, gentios, que, enquanto for apóstolo dos gentios, exalto o meu ministério;
Para ver se de alguma maneira posso incitar à emulação os da minha carne e salvar alguns deles.
Porque, se a sua rejeição é a reconciliação do mundo, qual será a sua admissão, senão a vida dentre os mortos?
E, se as primícias são santas, também a massa o é; se a raiz é santa, também os ramos o são.
E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado em lugar deles, e feito participante da raiz e da seiva da oliveira,
Não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti.
Dirás, pois: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado.
Está bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu estás em pé pela fé. Então não te ensoberbeças, mas teme.
Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, teme que não te poupe a ti também.
Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas para contigo, benignidade, se permaneceres na sua benignidade; de outra maneira também tu serás cortado.
E também eles, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque poderoso é Deus para os tornar a enxertar.
Porque, se tu foste cortado do natural zambujeiro e, contra a natureza, enxertado na boa oliveira, quanto mais esses, que são naturais, serão enxertados na sua própria oliveira!
Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado.
E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as impiedades."
Romanos 11:13-26

 

INTRODUÇÃO 

   O apóstolo dos gentios, Paulo, escrevendo aos Romanos (gentios, não Judeus),faz uma analogia com os gentios sendo o zambujeiro (oliveira brava), o povo Judeu sendo os ramos quebrados da oliveira verdadeira (cultivada) e Jesus Cristo é a santa raiz da oliveira verdadeira. 

 

JESUS É A SANTA RAIZ DA OLIVEIRA VERDADEIRA (CULTIVADA)

   No texto aos Romanos no capítulo 11, o apóstolo Paulo apresenta Jesus como uma santa raiz de uma oliveira verdadeira ou cultivada, que tem em seus ramos os Hebreus, pois Jesus sendo Judeu  nascido em Israel, tem suas raízes profundas na terra santa.

   Jesus veio ao mundo para os seus (oliveira cultivada, Hebreus), porém os Hebreus (ramos quebrados da oliveira cultivada) o rejeitaram  crucificando-o no gólgota, colaborando e liberando a salvação para os gentios (zambujeiro, oliveira brava).

"Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;
Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus."
João 1:11-13

 

RAMOS QUEBRADOS DA OLIVEIRA CULTIVADA

   Os ramos quebrados da oliveira verdadeira ou cultivada, são os Hebreus que ao rejeitarem Jesus, cravando-o na cruz, quebraram os galhos (ramos) da oliveira   cuja raiz é cristo, ou seja, foram cortados da arvore da vida, e precisam através do enxerto, serem inseridos no corpo de Cristo que é a igreja.

 

ZAMBUJEIRO A OLIVEIRA BRAVA

   O zambujeiro é também chamado de oliveira-brava, por não dar frutos ou por eles serem impróprios para o consumo. A oliveira brava, que é menor e mais espessa do que a oliveira cultivada, com galhos espinhosos. Ela dá frutos semelhantes a azeitona, mas menores. Pode ser encontrada em áreas do Mediterrâneo e, embora se adapte bem a diferentes solos e temperaturas elevadas, é muito sensível a geadas.

   Os gentios são representados no texto bíblico de Romanos capítulo 11, como sendo a oliveira brava (zambujeiro), cheias de espinhos e que não dá bons frutos (oliva), mas quando seus ramos são enxertados na oliveira verdadeira ou cultivada que é Cristo, elas adquirem maiores estaturas e bons frutos.

CONCLUSÃO

   Portanto, assim é quando o pecador (gentios) que é tirado do mundo e levado para a presença de Deus através do sacrifício de Jesus Cristo na cruz do calvário, os seus espinhos (pecados) são tirados e os seus ramos (corpo), enxertados na santa raiz, receberão seivas (nutrientes, palavra de Deus) da santa raiz (Jesus cristo) para o seu crescimento espiritual na obra de Deus.

 

 

TEXTO REDIGIDO EM: 29/05/2023

 

AUTOR: OZEIAS SIQUEIRA XAVIER