A SEGUNDA VINDA DE CRISTO: VISÍVEL E INVISÍVEL
AS DUAS ETAPAS
A segunda vinda de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, ocorrerá em duas etapas: a primeira no arrebatamento da igreja, de maneira invisível para o mundo e visível para a igreja (1Co15:51,52; Ap:3:10) e na segunda etapa visível para todo o mundo (Ap.1:7).
Entre a primeira etapa (arrebatamento da igreja) e a segunda etapa ( parousia , do grego que significa A chegada triunfal de Cristo para a batalha final da grande tribulação: O Armagedom conforme, Zc 14) haverá um período de tempo de 7 anos, segundo a profecia do profeta Daniel capítulo 9:24-27 a última das setentas semanas, quando Jesus descerá dos céus com a sua esposa (igreja) para o final apoteótico que haverá no centro do mundo, a cidade santa Jerusalém (Ez 5:5).
“Então ajuntaram os reis no lugar que em hebraico se chama Armagedom.”
Apocalipse 16:16
COMO UM LADRÃO E COMO O DILÚVIO
"Eis que venho como vem o ladrão.Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu,e não se veja a sua vergonha."
Apocalipse 16:15
Depois do preâmbulo acima, vamos agora adentrar no ponto fulcral do estudo, quando Jesus disse em Mateus no capítulo 24:37-44, que Ele virá como um ladrão, que não avisa quando vai roubar a casa, assim será a volta de Cristo para a igreja (o arrebatamento) de forma surpreendente, invisível ao mundo, e como nos dias de Noé em que as pessoas estarão desapercebidas, comendo e bebendo, casando-se até o dia que veio o dilúvio, eles não perceberam ( foram surpreendidos). Tipologicamente, a arca de Noé representa a igreja, e o dilúvio é o efeito do arrebatamento, onde ocorrerá o caos na terra quando a igreja for tirada, as pessoas que ficarem (deixadas para trás) ficarão desesperadas pelo rapto das crianças, de parentes e amigos Cristãos que subirão com Cristo nos ares ( 1Ts 4:17).
METADE SUBIRÁ E METADE FICARÁ
Ainda em Mateus : “Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro; Estando duas moendo no moinho, será levada uma, e deixada outra.
Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor.”
Mateus 24:40-42 Vemos que 50% dos que estão nas denominações Cristãs (igrejas) ficarão e 50% subirão no arrebatamento, corroborando com a parábola das dez virgens, todas as 10 eram virgens, estavam na igreja esperando o Noivo que é Jesus, porém somente a metade (5 virgens prudentes) estavam preparadas para subir.
“Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo.
E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas.
As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo.
Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas.
E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram.
Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro.
Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas.
E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam.
Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós.
E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.
E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos.
E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço.
Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.” Mateus 25:1-13
DIA DO SENHOR
O dia do Senhor é o dia da justiça de Deus sobre os homens aqui na terra, neste período de sete anos após o arrebatamento da igreja, que vai estar no céu nas bodas do cordeiro, aqui na terra será derramado os cálices da ira de Deus na segunda metade dos sete anos, finalizando com a descida de Jesus no monte das oliveiras(Zc 14) para a batalha derradeira em defesa dos judeus e seus remanescentes que suplicarão por Aquele (Jesus) que os traspassaram (Ap.1:7).
“Eis que Ele vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão por causa dele. Certamente. Amém!” Apocalipse 1:7
“Eis que vem o Dia do Senhor , em que o seu despojo será repartido dentro de você, ó Jerusalém.
Porque eu ajuntarei todas as nações para a batalha contra Jerusalém. A cidade será tomada, as casas serão saqueadas e as mulheres, violentadas. Metade da cidade será levada para o cativeiro, mas o restante do povo não será expulso da cidade.
Então o Senhor sairá e lutará contra essas nações, como ele costumava lutar no dia da batalha.
Naquele dia, os seus pés estarão sobre o monte das Oliveiras, que está em frente de Jerusalém, para o leste. O monte das Oliveiras será fendido pelo meio, do leste ao oeste, formando um grande vale. Metade do monte se afastará para o norte, e a outra metade, para o sul.
Vocês fugirão pelo meu vale entre os montes, porque esse vale chegará até Azal. Sim, vocês fugirão como fugiram do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá. Então virá o Senhor , meu Deus, e todos os santos virão com ele.
Naquele dia, não haverá luz, mas frio e gelo.
Mas será um dia singular, um dia conhecido do Senhor . Não haverá separação entre dia e noite, pois mesmo depois de anoitecer ainda será dia claro.
Naquele dia, águas vivas correrão de Jerusalém, metade delas para o mar oriental, e a outra metade para o mar ocidental; isso acontecerá tanto no verão como no inverno.
O Senhor será Rei sobre toda a terra. Naquele dia, um só será o Senhor , e um só será o seu nome.
Toda a terra se tornará em planície, desde Geba até Rimom, ao sul de Jerusalém. Mas Jerusalém será exaltada e habitada no seu lugar, desde o Portão de Benjamim até o lugar do primeiro portão, até o Portão da Esquina e desde a Torre de Hananel até os lagares do rei.
Será habitada, e já não haverá maldição; Jerusalém habitará segura.”
Zacarias 14:1-11
“O primeiro anjo tocou a trombeta, e houve granizo e fogo misturados com sangue, e foram atirados à terra. Então foi queimada a terça parte da terra, foi queimada a terça parte das árvores, e também toda a erva verde foi queimada.”
Apocalipse 8:7
COMO NOS DIAS DE LÓ
“Porque assim como o relâmpago, que resplandece e brilha de uma extremidade do céu até a outra, assim será, no seu dia, o Filho do Homem.
Mas é necessário que primeiro ele padeça muitas coisas e seja rejeitado por esta geração.
Assim como foi nos dias de Noé, será também nos dias do Filho do Homem:
comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, veio o dilúvio e destruiu todos.
O mesmo aconteceu nos dias de Ló: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam;
mas, no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu do céu fogo e enxofre e destruiu todos.
Assim será no dia em que o Filho do Homem se manifestar.
— Naquele dia, quem estiver no terraço e tiver os seus bens em casa não desça para tirá-los; e, de igual modo, quem estiver no campo não volte para trás.
Lembrem-se da mulher de Ló.” Lucas 17:24-32
Os dias de Ló é tipo do juízo de Deus na grande tribulação, para afligir aqueles que rejeitaram a palavra e não andaram conforme a sã doutrina, descerá fogo do céu conforme a profecia de Joel capítulo 2.
“Mostrarei prodígios no céu e na terra: sangue, fogo e colunas de fumaça.
O sol se transformará em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e terrível Dia do Senhor ."
E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Porque, no monte Sião e em Jerusalém, estarão os que forem salvos, como o Senhor prometeu; e, entre os sobreviventes, aqueles que o Senhor chamar.”
Joel 2:30-32
“Então o sétimo anjo derramou a sua taça pelo ar. E uma voz forte saiu do santuário, do lado do trono, dizendo: — Está feito!
E sobrevieram relâmpagos, vozes e trovões, e ocorreu um grande terremoto, como nunca houve igual desde que há gente sobre a terra, tal foi o terremoto, forte e grande.
E a grande cidade se dividiu em três partes, e caíram as cidades das nações. E Deus se lembrou da grande Babilônia para dar-lhe o cálice do vinho do furor da sua ira.
Todas as ilhas fugiram, e os montes não foram achados.
Também desabou do céu sobre as pessoas uma grande chuva de granizo, com pedras que pesavam mais de trinta quilos. E, por causa do flagelo da chuva de pedras, as pessoas blasfemaram contra Deus, porque esse flagelo do granizo era terrível.”
Apocalipse 16:17-21
Portanto, a segunda vinda de Cristo se dividirá em duas etapas: uma para a igreja (arrebatamento) e a outra para os Hebreus e os remanescentes (aqueles que ficarão na grande tribulação). Esses que ficarão na grande tribulação, poderão ser salvos por Jesus, desde que não aceitem a marca da besta (666), passarão pela morte mas alcançará a salvação com ramos das palmeira nas mãos.
“Seguiu-se a estes outro anjo, o terceiro, dizendo com voz forte: — Se alguém adora a besta e a sua imagem e recebe a sua marca na testa ou na mão,
também esse beberá do vinho do furor de Deus, preparado, sem mistura, no cálice da sua ira, e será atormentado com fogo e enxofre, diante dos santos anjos e na presença do Cordeiro.
A fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre. E os adoradores da besta e da sua imagem e quem quer que receba a marca do nome da besta não têm descanso algum, nem de dia nem de noite.”
Apocalipse 14:9-11
“Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestes brancas, com ramos de palmeira nas mãos.
E clamavam com voz forte, dizendo: "Ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação."
Apocalipse 7:9,10
“Quando o Cordeiro quebrou o quinto selo, vi, debaixo do altar, as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que deram.
Clamaram com voz forte, dizendo: — Até quando, ó Soberano Senhor, santo e verdadeiro, não julgas, nem vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?
Então a cada um deles foi dada uma veste branca, e lhes foi pedido que repousassem ainda por pouco tempo, até que também se completasse o número dos seus conservos e seus irmãos que iam ser mortos como eles tinham sido.”
Apocalipse 6:9-11
“E lhe foi concedido poder para dar vida à imagem da besta, para que também a imagem da besta falasse e fizesse morrer todos os que não adorassem a imagem da besta.
A todos, os pequenos e os grandes, os ricos e os pobres, os livres e os escravos, faz com que lhes seja dada certa marca na mão direita ou na testa,
para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tem a marca, o nome da besta ou o número do seu nome.
Aqui está a sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, pois é número de ser humano. E esse número é seiscentos e sessenta e seis.”
Apocalipse 13:15-18
“Vi também tronos, e nestes sentaram-se aqueles aos quais foi dada autoridade para julgar. Vi ainda as almas dos que foram decapitados por terem dado testemunho de Jesus e proclamado a palavra de Deus. Estes são os que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam a sua marca na testa e na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos.”
Apocalipse 20:4
TEXTO REDIGIDO EM: 10/04/2023
OZEIAS SIQUEIRA XAVIER