SOFRIMENTO DE JESUS NA CRUZ DO GÓLGOTA.
Visão panorâmica
Ao ler este título, o leitor pode até ficar estupefato (assombrado, em estado de choque), porém ao estudarmos o texto com profundidade e o devido cuidado, vamos enxergar uma belíssima figura de linguagem (metáfora) que está escondida neste verme. O salmista Davi, da tribo de Judá linhagem de Jesus, apresenta o salmos 22 para o cantor-mor de forma poética e dramática, relatando o sofrimento de Cristo no calvário até a sua triunfante vitória na cruz. Antes de adentrarmos no ponto fulcral (central) do nosso estudo, vamos entender o processo pelo qual o autor do salmos 22 foi inspirado a escrever. Comparando a profecia do profeta Isaías 53, vemos a similaridade dos textos e podemos ratificar que o salmos 22:6 e o texto de Isaías 53:3, trata-se de uma equação bíblica mostrando assim a convergência hermenêutica das santas escrituras.
O texto relata no salmos 22:1-21, todo o calvário de Cristo e a seguir em 22:22-24, faz referência da salvação do povo de Israel na grande tribulação e do 22:25-31 mostra o triunfo de Jesus no Armagedom (batalha final da grande tribulação Zc 14) e o estabelecimento do reino milenar de Cristo na terra.
Cristo crucificado tipificado pelo verme escarlate (coccus iliccis).
JESUS NO GÓLGOTA ( Lugar da caveira , Mt 27:33 )
A profecia deste salmos 22:1-5, no que concerne ao sacrifício salvífico de Cristo no gólgota, revela junto ao profeta Messiânico (Isaías 53:3) uma convergência hermenêutica dos textos, para um mesmo personagem (JESUS). No salmos 22:1 temos o seguinte relato acerca de Jesus: "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste..." Salmos 22:1 O mesmo clamor de Cristo na cruz, conforme está escrito no evangelho de Mt 27:46 "E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?" Mateus 27:46
Portanto, a profecia se cumpre e mostra que Deus virou as costas para o seu filho na cruz, não por causa do seu sacrifício perfeito, mas, devido aos pecados de toda a humanidade que estava sobre Cristo lá na cruz. A santidade de Deus não tolera o pecado, apesar de Jesus nunca ter pecado, Ele estava na cruz pagando os nossos pecados com seu precioso sangue carmesim, conforme a profecia de Isaías 53:3 "Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum." Isaías 53:3
Cristo é tipificado como o verme coccus illicis na árvore (cruz)
JESUS COMO UM VERME (LAGARTA ESCARLATE) SALMOS 22:6
Segundo o dicionário Strongs Number h8438 : Verme, tecido escarlate, carmesim, verme a fêmea "coccus illicis" (nome científico). A lagarta "coccus illicis",quando a fêmea da lagarta escarlate estava pronta para desovar, ela prendia seu corpo ao tronco de uma árvore, fixando-se de uma maneira tão firme e permanente para jamais sair. Os ovos depositados por baixo do seu corpo eram desta forma protegidos até que as larvas fossem chocados e fossem capazes de assumir o seu próprio ciclo de vida.
Quando o verme (lagarta escarlate) fêmea morria , o fluido carmesim (cor de sangue) manchava seu corpo e a madeira em volta. Do corpo morto desta lagarta escarlate fêmea eram extraídas as tintas comerciais da antiguidade para tingir os tecidos (usados para fazer as tendas do tabernáculo no deserto).
Que bela ilustração isto nos dá acerca de cristo: morreu na cruz (madeira representando a árvore), foi pregado na cruz ( o verme se prendia à árvore), o verme depositavas os ovos debaixo do seu corpo ( Jesus compara-se a uma galinha que cobre os pintinhos de baixo das asas) conforme escrito no evangelho de Mateus: "Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!" Mateus 23:37. O tempo do ministério de Jesus aqui na terra foi de aproximadamente de 3 anos, preparando os seus discípulos e protegendo-os como o verme protegia as larvas e a galinha os seus pintinhos, para depois de sua morte eles (discípulos) fossem pregar o evangelho.
Portanto, Jesus morreu por nós , derramando seu sangue carmesim no madeiro (cruz) para que os nossos pecados fossem perdoados e para que pudéssemos ter vida com abundância, já que estávamos mortos pelo pecado e separados de Deus .
Cães gulosos e raivosos cercam Jesus
"Mas, ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira." Apocalipse 22:15
CÃES PASTORES (FALSOS PASTORES) RODEARAM JESUS
(SALMOS 22:16 = ISAÍAS 56:10,11.)
Ainda no texto de salmos 22:16, observamos o relato no trecho: "...o ajuntamento de malfeitores me cercou, traspassaram-me as mãos e os pés." fala da reunião de pessoas más que conspiraram contra Jesus para o prender e o crucificar, vemos que esses conspiradores são os sacerdotes liderados por Caifás (Sumo sacerdote na época da crucificação de Cristo), revelando assim os cães sacerdotes que guiavam o povo naquela época.
"Depois os príncipes dos sacerdotes, e os escribas, e os anciãos do povo reuniram-se na sala do sumo sacerdote, o qual se chamava Caifás.
E consultaram-se mutuamente para prenderem Jesus com dolo e o matarem."
Mateus 26:3,4
No texto do salmos 22:18, vemos a profecia que foi cumprida na cruz quando as vestes de Jesus foram repartidas e divididas pelos cães.
"Repartem entre si as minhas vestes, e lançam sortes sobre a minha roupa."
Salmos 22:18
"E, havendo-o crucificado, repartiram as suas vestes, lançando sortes, para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta: Repartiram entre si as minhas vestes, e sobre a minha túnica lançaram sortes."
Mateus 27:35
Portanto, os cães sacerdotes da época de Jesus, hoje são os cães pastores (falsos) que utilizam-se da religião para auferir (lucrar) em seus templos luxuosos (igreja "rica" de Laodicéia ) " Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;" Apocalipse 3:17. São os vendilhões do templo que Jesus com autoridade os expulsou da casa de Deus, assim será também quando o julgamento final acontecer (Ap. 22:15) ficarão de fora do Templo celestial.
"E entrou Jesus no templo de Deus, e expulsou todos os que vendiam e compravam no templo, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas;"
Mateus 21:12
Assista ao vídeo do estudo no link abaixo:
Textos redigidos em 28/01/2023
Textos atualizados em 30/01/2023
Breve a continuação deste estudo aqui neste espaço. Aguardem.
OZEIAS SIQUEIRA XAVIER