O VÉU DO TEMPLO SE RASGOU DO ALTO A BAIXO, NOS DANDO LIVRE ACESSO AOS CÉUS (TRONO DE DEUS). " E o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo." Marcos 15:38
TEXTO BÍBLICO BASE
"Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação,
nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção.
Porque, se o sangue dos touros e bodes e a cinza de uma novilha, esparzida sobre os imundos, os santificam, quanto à purificação da carne,
quanto mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará a vossa consciência das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?
E, por isso, é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna.
Porque, onde há testamento, necessário é que intervenha a morte do testador.
Porque um testamento tem força onde houve morte; ou terá ele algum valor enquanto o testador vive?
Pelo que também o primeiro não foi consagrado sem sangue;"
Hebreus 9:11-18
COMENTÁRIO:
A NOVA ALIANÇA (NOVO TESTAMENTO)
O autor da epístola aos hebreus, ratifica que o novo testamento ( nova aliança) tem o seu start (início) na morte de Cristo na cruz, pois o testamento só entra em vigor quando o testador morre (Hb 9:16,17) .
O texto bíblico base mostra Jesus na figura de um sumo-sacerdote, que era o único sacerdote que uma vez por ano entrava no lugar santíssimo do tabernáculo, onde estava a arca da aliança representando a presença de Deus, para interceder pelos pecados do povo perante Deus.
O véu que separava o lugar santo do santíssimo lugar, foi rasgado de alto a baixo no templo, quando Cristo exclamou na cruz: tetelestai ( palavra grega usada para o frase “está consumado”..). "E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras;"
Mateus 27:51
A ÚLTIMA CEIA
Jesus na última ceia com os discípulos, na iminência de se entregar para o sacrifício salvífico na cruz do gólgota, anuncia um novo testamento, ratificando que o novo testamento inicia-se na sua morte e não no seu nascimento.
"E, tomando o cálice e dando graças, deu-lho; e todos beberam dele.
E disse-lhes: Isto é o meu sangue, o sangue do Novo Testamento, que por muitos é derramado." Marcos 14:23,24
Portanto, Cristo confirma que o seu sangue, que foi derramado por muitos dos nossos pecados na cruz, é o NOVO TESTAMENTO. "Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim."
1 Coríntios 11:25
Quando a antiga aliança foi instituída no Antigo Testamento, Moisés aspergiu sobre o povo sangue de um animal sacrificado declarando que aquele era o sangue da aliança que o Senhor estava estabelecendo com o seu povo (Êxodo 24:8), esse animal sacrificado, representa tipológicamente Jesus imolado na cruz. Assim no Novo Testamento, encontramos Jesus Cristo instituindo a nova aliança por seu próprio sangue derramado em favor de seu povo (Lucas 22:20).
"E tomou o livro da aliança e o leu aos ouvidos do povo, e eles disseram: Tudo o que o Senhor tem falado faremos, e obedeceremos.
Então tomou Moisés aquele sangue, e espargiu-o sobre o povo, e disse: Eis aqui o sangue da aliança que o Senhor tem feito convosco sobre todas estas palavras."
Êxodo 24:7,8
"Porque, havendo Moisés anunciado a todo o povo todos os mandamentos segundo a lei, tomou o sangue dos bezerros e dos bodes, com água, lã purpúrea e hissopo, e aspergiu tanto o mesmo livro como todo o povo,
Dizendo: Este é o sangue do testamento que Deus vos tem mandado."
Hebreus 9:19,20
"Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós."
Lucas 22:20
Logo, depreendemos dos textos supracitados, que tanto o antigo como o novo testamento, foram consagrados pelo sangue, o antigo pelo sangue de animais e o novo pelo precioso sangue de Jesus.
JESUS E A LEI ( ANTIGO TESTAMENTO)
"Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir."
Mateus 5:17
Jesus Cristo, era judeu e nazireu, logo deveria cumprir toda a lei, mais uma prova que Jesus estava sob à lei mosaica ( lei de Moisés) ou seja, antiga aliança (Velho Testamento), mas, quando Ele morreu, cravou a lei na cruz e nos libertou do jugo pesado que, com a exceção dEle, ninguém conseguiu cumpri-la em sua plenitude.
"Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo."
João 1:17
"Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós , cravando-a na cruz."
Colossenses 2:14
A cédula que era contra nós nas suas ordenanças, era a lei que Jesus cravou na cruz, portanto, temos que a bíblia está correta e em perfeita harmonia, pois o escritor aos hebreus ao dizer que o novo testamento tem a transmissão da herança na morte do testador que é Cristo.
A DIVISÃO ENTRE O VELHO E O NOVO TESTAMENTO
Os originais da bíblia, escrito em pergaminhos (pele de animais), não eram divididos em capítulos e versículos, mas em vários rolos. A septuaginta (72 judeus) que dividiram a bíblia em livros do antigo testamento e o novo testamento, colocaram a divisão entre o velho e o novo, no nascimento de Jesus, induzindo um erro na interpretação que leva os sabatistas (guardadores do sábado) a ratificarem erroneamente que a igreja deve observar a lei, pelo fato de que Jesus cumpriu a lei no novo testamento. Muitos Cristãos, por falta de conhecimento (Os 4:6) ficam sem argumentos ao serem questionados pelos seguidores desta seita (7º dia), ficando vulneráveis às suas armadilhas heréticas.
A GRAÇA (JESUS) É SUPERIOR À LEI (MOISÉS)
"Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto , tornou-se culpado de todos."
Tiago 2:10
"ESTAI pois firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a meter-vos debaixo do jugo da servidão.
Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará.
E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei.
Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei: da graça tendes caído.
Porque nós pelo espírito da fé aguardamos a esperança da justiça.
Porque em Jesus Cristo nem a circuncisão nem a incircuncisão tem virtude alguma; mas sim a fé que opera por caridade."
Gálatas 5:1-6
"Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo."
Gálatas 5:14
"Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde."
Gálatas 2:21
"Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça."
Romanos 6:14
Ao examinarmos os textos acima, vemos que o apóstolo Paulo, que foi fariseu, conhecedor profundo das leis judaicas, repreende às igrejas que estavam voltando aos rudimentos da lei mosaica, mostrando a superioridade da graça de Jesus em relação à lei de Moisés.
Portanto, a bíblia a inerrante palavra de Deus, não pode se contradizer, logo, se há uma aparente contradição, é porque o homem, que a interpretou equivocadamente, nunca a palavra de Deus vai se contradizer.
OZEIAS SIQUEIRA XAVIER
Texto redigido em 09/02/2023