Criar um Site Grátis Fantástico
Translate this Page



Partilhe esta Página




2ª PARTE - SACERDÓCIO: AS VESTIMENTAS SACERDOTAIS
2ª PARTE - SACERDÓCIO: AS VESTIMENTAS SACERDOTAIS

2ª PARTE - SACERDÓCIO: AS VESTIMENTAS SACERDOTAIS

 

   Estudaremos nesta segunda parte do estudo, as vestimentas sacerdotais, onde a família de Arão, irmão de Moisés, foi escolhida por Deus para conduzir os trabalhos do tabernáculo.

             O texto base encontra-se em Êxodo capítulo 28.

"— Traga para junto de você, do meio dos filhos de Israel, o seu irmão Arão e os filhos dele, para que me sirvam como sacerdotes, a saber, Arão e seus filhos Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar.
Faça vestes sagradas para o seu irmão Arão, para que lhe deem glória e beleza.
— Diga também a todos os homens hábeis a quem enchi do espírito de sabedoria, que façam vestes para Arão para consagrá-lo, para que me sirva no ofício sacerdotal.
As vestes que farão são estas: um peitoral, uma estola sacerdotal, uma sobrepeliz, uma túnica bordada, mitra e cinto. Farão vestes sagradas para o seu irmão Arão e para os filhos dele, para que me sirvam como sacerdotes.
Pegarão ouro, pano azul, púrpura, carmesim e linho fino.
— Farão a estola sacerdotal de ouro, pano azul, púrpura, carmesim e linho fino retorcido, obra esmerada.
Terá duas ombreiras que se unam às suas duas extremidades, e assim se unirá.
E o cinto de obra esmerada, que estará sobre a estola sacerdotal, será de obra igual, da mesma obra de ouro, pano azul, púrpura, carmesim e linho fino retorcido.
Pegue duas pedras de ônix e grave nelas os nomes dos filhos de Israel:
seis de seus nomes numa pedra e os outros seis na outra pedra, por ordem de nascimento.
Conforme a obra de um lapidador, quando faz um sinete, você gravará os nomes dos filhos de Israel nas duas pedras, colocando engastes de ouro ao redor delas.
Coloque as duas pedras nas ombreiras da estola sacerdotal, por pedras de memória aos filhos de Israel; e Arão levará esses nomes sobre os seus ombros, para memória diante do Senhor .
Faça também engastes de ouro
e duas correntes de ouro puro, trançadas como um cordão; prenda as correntes trançadas nos engastes.
— Faça também o peitoral do juízo. Será obra esmerada, feita conforme a obra da estola sacerdotal. Faça-o de ouro, pano azul, púrpura, carmesim e linho fino retorcido.
Será quadrado e duplo, e terá um palmo de comprimento e um palmo de largura.
Coloque nele engaste de pedras, com quatro ordens de pedras: a ordem de sárdio, topázio e carbúnculo será a primeira ordem;
a segunda ordem será de esmeralda, safira e diamante;
a terceira ordem será de jacinto, ágata e ametista;
a quarta ordem será de berilo, ônix e jaspe; elas serão guarnecidas de ouro nos seus engastes.
As pedras serão conforme os nomes dos filhos de Israel, doze segundo os seus nomes; serão esculpidas em forma de sinete, cada uma com o seu nome, para as doze tribos.
Para o peitoral, faça correntes como cordas, de obra trançada de ouro puro.
Faça também para o peitoral duas argolas de ouro e prenda as duas argolas nas extremidades do peitoral.
Então passe as duas correntes de ouro nas duas argolas, nas extremidades do peitoral.
Prenda as duas pontas das correntes nos dois engastes e coloque-as nas ombreiras da estola sacerdotal, na frente dele.
Faça também duas argolas de ouro e coloque-as nas duas extremidades do peitoral, na sua borda interior junto à estola sacerdotal.
Faça também duas argolas de ouro e coloque-as nas duas ombreiras da estola sacerdotal, abaixo, na frente dele, perto da sua juntura, sobre o cinto de obra esmerada da estola sacerdotal.
E ligarão o peitoral com as suas argolas às argolas da estola sacerdotal por cima com uma fita azul, para que esteja sobre o cinto da estola sacerdotal; e nunca o peitoral se separará da estola sacerdotal.
Assim, Arão levará os nomes dos filhos de Israel no peitoral do juízo sobre o seu coração, quando entrar no santuário, para memória diante do Senhor continuamente.
— Ponha também no peitoral do juízo o Urim e o Tumim, para que estejam sobre o coração de Arão, quando entrar diante do Senhor ; assim, Arão levará o juízo dos filhos de Israel sobre o seu coração diante do Senhor continuamente.
— Faça também a sobrepeliz da estola sacerdotal toda de pano azul.
No meio dela haverá uma abertura para a cabeça. Essa abertura será rematada, como a abertura de uma gola, para que não se rasgue.
Em toda a borda da sobrepeliz coloque romãs de pano azul, púrpura e carmesim; e sininhos de ouro no meio delas.
Haverá em toda a borda da sobrepeliz um sininho de ouro e uma romã, outro sininho de ouro e outra romã.
Esta sobrepeliz estará sobre Arão quando ministrar, para que se ouça o som dos sininhos quando ele entrar no santuário diante do Senhor e quando sair; e isso para que não morra.
— Faça também uma lâmina de ouro puro e grave nela à maneira de gravuras de sinetes as seguintes palavras: "Santidade ao Senhor ".
Amarre essa lâmina com um cordão de pano azul, de maneira que esteja na mitra; bem na frente da mitra estará.
E estará sobre a testa de Arão, para que Arão leve a iniquidade concernente às coisas santas que os filhos de Israel consagrarem em todas as ofertas de suas coisas santas. Essa lâmina sempre estará sobre a testa de Arão, para que eles sejam aceitos diante do Senhor .
— Você tecerá a túnica de linho fino e fará uma mitra de linho fino e um cinto de obra de bordador.
— Para os filhos de Arão você fará túnicas, cintos e turbantes, para que lhes deem glória e beleza.
Com essas roupas vista o seu irmão Arão, bem como os filhos dele; unja, consagre e santifique-os, para que me sirvam como sacerdotes.
Faça também calções de linho para eles, para cobrirem a pele nua; irão da cintura às coxas.
Esses calções estarão sobre Arão e sobre seus filhos, quando entrarem na tenda do encontro ou quando se aproximarem do altar para ministrar no santuário, para que não incorram em iniquidade e morram. Isto será estatuto perpétuo para ele e para sua posteridade depois dele." Êxodo 28:1-43

O PEITORAL

   O Peitoral do Sumo Sacerdote acha-se descrito em Êxodo 28:15-30. Era uma peça de material bordado, quadrado e duplo formando um saco ou bolsa. A bolsa quadrada sacerdotal era adornada com doze pedras preciosas, cada uma delas trazendo o nome de uma das doze tribos de Israel.

Numerologia do Peitoral

  O peitoral é um quadrado de um palmo de comprimento contendo em seu interior 12 pedras preciosas, representando as 12 tribos de Israel. A disposição das pedras, estavam no formato de uma matriz 4x3, ou seja 4 linhas e 3 colunas, as 4 linhas representam os 4 ventos da terra ( Norte, Sul ,Leste e Oeste) mostrando que as 12 tribos se expandiriam para toda a terra, isso se cumpriu a partir do ano 70 depois de Cristo através da diáspora do povo Hebreu pelo mundo, cumprindo a profecia que Deus fez a Abraão no capítulo 12 de Genesis. As 3 colunas representam a Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo), ou seja, as colunas da matriz sustentaram as 12 tribos no deserto e sustentam até os dias de hoje, pois as mãos de Deus continuam estendidas sobre o povo da promessa. O número 12 e seus múltiplos (24,36,72,144...) representam os santos, assim como as 12 tribos, a igreja também é representada pelos 12 apóstolos, perfazendo os 24 anciãos de Apocalipse capítulo 4.   

 O MANTO DO ÉFODE

"Também farás o manto do éfode, todo de azul.
E a abertura da cabeça estará no meio dele; esta abertura terá uma borda de obra tecida ao redor; como abertura de cota de malha será, para que não se rompa.
E nas suas bordas farás romãs de azul, e de púrpura, e de carmesim, ao redor das suas bordas; e campainhas de ouro no meio delas ao redor.
Uma campainha de ouro, e uma romã, outra campainha de ouro, e outra romã, haverá nas bordas do manto ao redor,
E estará sobre Arão quando ministrar, para que se ouça o seu sonido, quando entrar no santuário diante do Senhor, e quando sair, para que não morra."
Êxodo 28:31-35

 

   O manto do éfode era  sem manga, azul-púrpura ou violeta (techelet), tecido em uma única peça. A abertura no centro para a cabeça do sumo sacerdote passar era tecida, não cortada ou rasgada (Êxodo 28:32).

   A cor azul era para lembrar do céu, onde Deus está, e as bordas do manto eram feitas com campainhas de ouro intercaladas com romãs de cores azul, púrpura e carmesim, as campainhas serviam de alarme para quando o sumo sacerdote entrasse uma vez por ano no lugar santíssimo, ao andar para oferecer o incenso ao redor da arca da aliança, os sinos das campainhas fizessem barulhos que indicavam que o sumo sacerdote ainda estava vivo, pois do contrário, o sumo sacerdote deveria ser puxado através de uma corda que era amarrada em um dos seus tornozelos, para fora do lugar santíssimo, pois teria sido fulminado por Deus, ao entrar no Santíssimo lugar em pecado. 

   Portanto, para entrarmos no lugar Santíssimo, devemos ter a nossa vida purificada pelo sangue de Jesus. 

 

MITRA SACERDOTAL

 

   O mitra turbante sacerdotal (em hebraico mitznefet מִצְנֶפֶת) é a cobertura da cabeça usada pelo Sumo Sacerdote de Israel, quando ele servia no Tabernáculo e no Templo em Jerusalém.

   É a palavra que vem em Êx 28.4,37,39 – 29.6 – 39.28,31 – Lv 8.9 – 16.4, para significar aquela espécie de barrete que o sumo sacerdote usava. Era de linho, estando uma chapa de ouro ligada à testa por um laço de fita azul, com esta inscrição: 'Santidade ao Senhor'.

   O Senhor Deus, ao colocar esta mitra na cabeça do sumo sacerdote, estava passando uma mensagem ao povo para se santificar, pois na presença de Deus somente os santos poderão sentir a sua presença.

 

 

VESTES DO SUMO SACERDOTE X VESTES DO SACERDOSTES COMUM

 

 

 

"Também farás túnicas aos filhos de Arão, e far-lhes-ás cintos; também lhes farás tiaras, para glória e ornamento.
E vestirás com eles a Arão, teu irmão, e também seus filhos; e os ungirás e consagrarás, e os santificarás, para que me administrem o sacerdócio.
Faze-lhes também calções de linho, para cobrirem a carne nua; irão dos lombos até as coxas.
E estarão sobre Arão e sobre seus filhos, quando entrarem na tenda da congregação, ou quando chegarem ao altar para ministrar no santuário, para que não levem iniqüidade e morram; isto será estatuto perpétuo para ele e para a sua descendência depois dele."
Êxodo 28:40-43

Os sacerdotes usavam um manto sobrepeliz, que cobria o corpo do sacerdote, o manto era branco simbolizando a paz.

As vestes dos sacerdotes comuns, ao contrário das vestes do sumo sacerdotes que são mais adornadas, são mais simples com apenas uma túnica, um cinto e uma tiara, mostrando que os sacerdotes comuns, representam os santos na glória com vestes brancas e o sumo sacerdote representa Jesus como vestes adornadas.

 

 

 

TEXTO REDIGIDO EM: 09/06/2023

 

OZEIAS SIQUEIRA XAVIER