Translate this Page



Partilhe esta Página




LIÇÃO 5 O AVIVAMENTO NA VIDA DA IGREJA 29/01/2023
LIÇÃO 5 O AVIVAMENTO NA VIDA DA IGREJA 29/01/2023

LEITURA

 

BÍBLICA

 

DIÁRIA

 

 

 

 

Segunda

 

23/01/2023 - Mt 9.35

 

 

Jesus ensinava, pregava e curava as enfermidades.

"E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo."

Mateus 9:35

comentário:

Examinando o texto acima, observamos quatro verbos (destacados em amarelo) que exprimem ações de JESUS aqui na terra (numerologia bíblica representada pelo número 4).

Percorria: Nesta ação o Mestre JESUS nos ensina a importância do "ide" (Mc 16.15) levar o evangelho a todos os lugares.

Ensinando:   Mostra JESUS aplicando seus conhecimentos (Onisciência) nos templos dos judeus.

Pregando:    Ato de Cristo em apresentar as boas novas (evangelho) do reino de Deus.

Curando:  Revela o Deus encarnado como JEOVÁ RAFÁ (atributo de Deus na cura).

Portanto, as ações dos quatro verbos supracitados demonstram a essência de JESUS CRISTO no avivamento do seu ministério aqui na terra, relatados nos quatro evangelhos.

 

Terça 24/01/2023 

 

At 2.38,39

 

 

 

O batismo no Espírito Santo é para os salvos.

"E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;
Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar."

Atos 2:38,39

comentário:

Ao analisarmos o texto acima, depreendemos que o apóstolo Pedro chama a atenção para o batismo no Espírito Santo, que deve ser precedido de um arrependimento, seguido de aceitar a obra salvífica de Cristo no Gólgota para perdão dos pecados e por fim receber o dom do Espírito Santo conforme a promessa do profeta Joel capítulo 2 e Atos 1.4.  

 Neste texto podemos ver que ao aceitarmos JESUS ,através do processo de arrependimento  reconhecendo CRISTO como o nosso único e suficiente Salvador, recebemos no mesmo instante a 3ª pessoa da Triunidade (o Consolador, Espírito Santo) os pecados são perdoados para depois recebermos o dom do Espírito Santo (revestimento e capacitação Espiritual) que é o batismo referido na promessa.

 

Quarta 25/01/2023

 

 Mc 16.20

 

 

 

JESUS cooperava com os discípulos na pregação.

"E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém."

Marcos 16:20

Comentário:

Antes de ascender aos céus, JESUS disse aos seus discípulos que deixaria o consolador(Espírito Santo) para que a obra que Ele havia iniciado aqui na terra prosseguisse com a igreja, cheia do Espírito Santo, a partir dos seus discípulos.

Portanto, hoje JESUS se faz presente na igreja através da pessoa do Espírito Santo que conduz o povo de Deus aqui na terra.

Esta profecia de JESUS que está escrita no evangelho de João 14.16,17, se cumpri após a sua ascensão ao céu e continua (Espírito Santo) com a igreja para sempre .

"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós."
João 14:16,17

 

Quinta 26/01/2023

 

 At 2:42

 

 

 

A perseverança dos primeiros crentes

 

"E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.Atos 2:42

 

Comentário:

Os primeiros crentes (igreja primitiva) eram unidos pelo Espírito Santo e através dos apóstolos ficaram firmes nas promessas de Jesus. Compartilhavam o amor de Cristo ajudavam uns aos outros em orações e na comunhão repartiam o pão, representando o corpo de Jesus, alimentavam-se e propagavam a palavra de DEUS.

 

Sexta 27/01/2023

 

At 2:44,45

 

Comunhão e assistência social na igreja primitiva

"E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.
E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister."

Atos 2:44,45

 Comentário:

A comunhão na igreja primitiva era tão intensa que tudo que tinham eram compartilhado até mesmo as propriedades. Isso mostra o amor e a fé sendo transformados em ações, pois a fé sem as obras é morta.

 

"Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma." Tiago 2:17

"Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada." Tiago 2:22

"Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras."  Mateus 16:27

"E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras." Apocalipse 20:12

"E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras." Apocalipse 20:13

"Por isso, como é o povo, assim será o sacerdote; e castigá-lo-ei segundo os seus caminhos, e dar-lhe-ei a recompensa das suas obras." Oséias 4:9

"Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal." 2 Coríntios 5:10 

"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas."  Efésios 2:8-10

 

Sábado 28/01/2023 

 

1 Co 10:31

 

Fazei tudo para a glória de Deus

"Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus."   1 Coríntios 10:31

Comentário:

O texto mostra que o Cristão, apesar de todas as dificuldades da vida, deve louvar à Deus em qualquer circunstância. O mesmo autor de Coríntios, Apóstolo Paulo, ao escrever  as agruras que ele passou em suas viagens missionárias e também farturas, com tudo isso glorificou à Deus dizendo: "Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece."" Fp 4:13 

"Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho.
Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.
Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece."  Filipenses 4:11-13 

Na riqueza ou na pobreza, na fartura ou na fome, na saúde ou na doença, no emprego ou desemprego o servo de Deus deve SEMPRE dar glórias à Deus.

"Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco."

1 Tessalonicenses 5:18

"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." 
Romanos 8:28

 

 

Texto redigido em 28/01/2023

 

OZEIAS SIQUEIRA XAVIER